terça-feira, 4 de março de 2014

Ciência sem idolatria - o alerta de Susan Haack

Do you like this post?
Talvez o maior êxito do advento da ciência seja a novidade quanto a sua atitude intelectual. Para sermos justos, a "descoberta" da razão é uma façanha grega da antiguidade clássica. Mas a ciência entendida como uma empresa coletiva e republicana voltada a uma explicação da realidade, guiada por uma postura racional (notadamente balizada por um ceticismo "saudável") é uma invenção da modernidade. São inegáveis seus espetaculares resultados teóricos e  tecnológicos neste relativamente curto período histórico.  Tão impressionantes que suscitaram em muitos uma compreensão equivocada da mesma, a ponto de comprometer sua legítima tarefa epistêmica. Principal erro: tomá-la como uma panacéia!

No texto a seguir, Susan Haack, de forma clara e lúcida, chama atenção para os perigosos excessos da idolatria à ciência, sem esquecer que, apesar de tudo,  ela é uma das maiores conquistas humanas.


 Carlos A. Miraglia (UFPel)
OBS.: Nesta postagem o colega do Ácido Cético Carlos Miraglia apresenta o texto de Susan Haack em tradução realizada por Eli Vieira e veiculada pelo blogue-parceiro Bule Voador.

Nenhum comentário: